Caminhar aumenta o nosso bem-estar?

caminharfazbem 

São inúmeros os benefícios da caminhada, são factos. Não faltarão referências a esses factos e aqui ficam algumas dessas referências entre essas tantas outras possíveis:

http://www.womensheart.org/PDFs/WalkingWayBetterHealth.pdf
http://www.walking.org/ebooks/The%20New%20Walking%20Diet_sample1_eBook.pdf
http://www.washingtonwalking.org/docs/Walking_for_Fun.pdf

Pela leitura destes artigos ou podemos aferir que os benefícios centram-se essencialmente na procura da melhoria, ou manutenção, das condições de saúde física, assunto esse que rapidamente podemos concordar na sua elevadíssima importância. Mas encontramos também sérias referências ao bom contributo para a saúde mental/psíquica.

Segundo vários textos sobre o assunto, sucintamente, podemos dizer que a caminhada, se praticada com regularidade, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, melhora o estado anímico e reduz a propensão a depressões e estados de ansiedade e, quando combinada com programas nutricionais adequados, contribui de forma relevante para a redução ou manutenção de peso corporal apropriado.

No texto do artigo “Why Walking Works” , cujo link é acima apresentado em segunda posição, surge um parágrafo de salientar:

“ Without even looking like an exercise, walking produces the same physical fitness, health and weight control benefits as high-intensity, high-impact exercises but without the dangers and hazards. Compared with running (a high-intensity, high-impact exercise), walking produces much less stress on the knee joints – your feet strike the ground with only 1-1.5 times body weight when walking compared with 3-4 times when running. Whereas running mainly builds muscles at the front of the thighs and the back of the calves, walking builds the muscles of the entire leg. From a biomechanical point of view, walking is the easiest and safest aerobic exercise.”

Para além dos benefícios já mencionados existe ainda uma perspectiva não abordada que é a componente social desta actividade, a possibilidade de convívio tranquilo que este contexto pode proporcionar.

Os caminhos que outrora serviram para unir populações isoladas por encostas íngremes vão sendo aproveitados para estabelecer percursos pedestres dos quais podemos usufruir em grupo ou individualmente.

Estes percursos pedestres demoram, regra geral, mai que duas horas a percorrer tranquilamente. Nestes momentos de partilha de experiências tão enriquecedoras, as conversas fluem e a troca de experiências torna-se natural.

É um tipo de actividade acessível a qualquer pessoa independentemente da sua condição física, bastando para isso escolher o nível de dificuldade que mais lhe convenha, entre o mais simples de todos ao mais exigente.

A prática do pedestrianismo, além do que já foi referido, é uma excelente forma de verdadeiramente conhecer uma região, contemplar a Natureza, interagir com a sua população, conhecer e provar a gastronomia local.

ATREVA-SE … CAMINHE CONNOSCO

Montes e Vales
uma história para contar
www.montesevales.com

Calendário de eventos

Calendário de viagens

Outras viagens em calendário

Mensagem

dm002

Olá,

Chamo-me David Monteiro e sou o responsável pela Montes e Vales.

Antes de mais deixo o convite para que visite o nosso site e descubra por si o que fazemos. As fotografias e filmes que poderão ver aqui são o resultado de muitos momentos bem passados com pessoas fantásticas.

ler mais